Principais termos técnicos usados em Data Center
O data center é um dos ambientes mais importantes das empresas, pois nele se encontram todas as documentações de clientes, projetos e informações sigilosas. Dessa forma, é necessário um grande cuidado com esse sistema, tal como manutenções períodicas, comissionamento e testes de powerdown, mas para isso, inicialmente, deve-se possuir o conhecimento dos principais termos técnicos que são usados nessas instalações, que serão apresentados nesse artigo.
A
A (Ampere): Unidade de medida de corrente elétrica.
AC: (Alternating Current) ( Corrente Alternada): Designação dada à energia que é fornecida na forma de uma onda sinusoidal.
ACAE: (Air Conditioning Airflow Efficiency) (Eficiência do Fluxo do Ar): Quantidade de calor removida por pé cúbico padrão de fluxo de ar por minuto.
AHU (Air Handling Unit) ( Unidade de Tratamento de AR) Detector de fumaça por amostragem, às vezes chamado de sistema VESDA, é capaz de detectar partículas microscópicas de fumaça.
ARC FLASH (Arco Elétrico): É o fluxo de corrente no ar entre condutores de fase ou fase e neutro ou terra. Um arco pode liberar enormes quantidades de energia radiante concentrada no ponto do arco em uma pequena fração de segundo, resultando em temperaturas extremamente altas, uma tremenda explosão de pressão e estilhaços lançados em alta velocidade.
ATS (Automatic Transfer Switch) ( Chave de Transferência Automática): Chave que transfere automaticamente cargas elétricas para fontes de energia alternativas ou de emergência
B
Battery (Bateria): Duas ou mais células conectadas eletricamente. As células podem ser conectadas em série ou em paralelo, ou em ambos, para fornecer os níveis de corrente e tensão operacionais necessários.
BTU (British Thermal Unit) (Unidade Térmica Britânica): As BTUs são normalmente usadas para classificar condicionadores de ar (e alguns aquecedores). Um BTU é definido como a energia necessária para aumentar a temperatura de um quilo de água em um grau Fahrenheit. Para converter de BTUs em KWs: use 1 watt = 3.4129BTUs.
Burn-In: Teste no qual um sistema ou componente é executado por um longo período de tempo para detectar problemas.
C
CAPEX (Capital Expenditure) (Dispêndio de Capital): Custo de aquisição de equipamento de capital.
CCTV ( Circuit Television) (Circuito de Televisão): Sistema de televisão privado, normalmente usado para fins de segurança, no qual o sinal é transmitido a um número limitado de receptores.
CHILLER (Resfriador) : Unidade que consiste em um compressor, uma seção de condensação e uma seção de expansão usada para resfriar a água e desumidificar o ar em um data center.
COLOCATIONS (Colocação): Prática de localizar ativos críticos de tecnologia, como computadores, roteadores e sistemas de armazenamento de dados, em um data center externo, especializado no gerenciamento da infraestrutura crítica de energia e refrigeração necessária para dar suporte às operações do computador.
COMMISSIONING (Comissionamento): Processo baseado em garantia de qualidade, usado para descobrir deficiências no projeto ou instalação por meio de verificação em campo. Uma revisão formal e integrada de todas as expectativas do projeto durante as fases de planejamento, design, construção e ocupação por meio de inspeção e teste de desempenho funcional, supervisão e documentação de registros.
CRAC: (Computer Room Air Conditioning) (Ar Condicionado da Sala de Computadores): O CRAC pode se referir a qualquer sistema que controla a temperatura do ar, os níveis de umidade e a distribuição do ar nos equipamentos do data center.
CRAH (Computer Room Air Handler) (Manipulador de Ar da Sala de Compoutadores) : O CRAH usa água gelada que passa através de um trocador de calor para resfriar o ar que flui sobre o trocador de calor.
CRITICAL LOAD (Carga Crítica): Equipamento de computador cujo tempo de atividade é crítico, normalmente suportado por um no-break. Equipamento que deve ter uma entrada de energia ininterrupta para evitar danos ou perdas à uma instalação ou a si próprio ou para evitar o risco de ferimentos ao pessoal operacional. Não inclui nenhuma carga auxiliar para refrigeração, iluminação, áreas comuns ou outros equipamentos.
D
DATA CENTER: Instalação usada para hospedar sistemas de computadores e componentes associados, como sistemas de telecomunicações e armazenamento. Geralmente inclui fontes de alimentação redundantes ou de backup, conexões de comunicação de dados redundantes, controles ambientais (por exemplo, ar condicionado, supressão de incêndio) e dispositivos de segurança. Também inclui colocation, um subconjunto de data centers.
DC (Direct Current) (Corrente Contínua): Método que não varia ao longo do tempo no fornecimento de energia. Embora um pouco mais eficiente que o CA, se utilizado entre a parte CC do no-break e as fontes de alimentação em equipamentos de TI, ele não obteve ampla aceitação nos modernos data centers.
DELTA T: Diferença de temperatura em um dispositivo. Os exemplos incluem a diferença de temperatura entre a entrada e a saída de um equipamento de TI ou entre a entrada e a saída de uma unidade de resfriamento (CRAC ou CRAH). Delta T, fluxo de ar e dissipação térmica estão relacionados: dissipação térmica = fluxo de ar x delta T x calor específico do ar.
DISCHARGE RATE (Taxa de descarga): Taxa em Amperes ou Watts, na qual a corrente é fornecida por uma bateria.
DOWN TIME (Tempo de inatividade): período de tempo ou uma porcentagem de um período em que um sistema está indisponível ou offline. Geralmente, isso ocorre porque o sistema falha em funcionar devido a um evento não planejado ou à manutenção de rotina.
E
EMERGENCY POWER SYSTEM (Sistema de Energia de Emergência) : Quando os sistemas de energia normais falham, um sistema que pode incluir geradores e outros aparelhos fornecerá energia e iluminação de backup durante uma interrupção.
EPO (Emergency Power Off) (Desligamento de Emergência): Um único meio de desconexão para toda a energia necessária dentro de um espaço classificado pela NEC 645.
FAULT CORRENT (Corrente de falha) corrente que flui como resultado de uma condição de curto-circuito.
FIRE STOP (Parada de Incêndio): ato de vedar todas as penetrações em uma área classificada para incêndio para manter a referida classificação de incêndio.
FIREWALL: Barreira contínua usada para impedir que o fogo se espalhe de uma zona ou área de incêndio para outra. Um ou mais mecanismos de segurança (hardware e / ou software) projetados para impedir, detectar, suprimir e / ou conter acesso não autorizado a uma rede.
FLOOR PULLER (Extrator de Piso) : Ferramenta que usa ventosas para prender e levantar seções do piso. Extratores de piso são usados em muitos setores para remover os painéis de pisos elevados nos data centers.
FULL SERVICE RENTAL RATE (Taxa de Aluguel de Serviço Completo) : Taxas de aluguel que incluem todas as despesas operacionais, como serviços públicos, eletricidade, serviços de zeladoria, impostos e seguros.
G
GENERATOR ELECTRICAL FEEDS (Alimentações Elétricas do Gerador): Fiação que alimentam o gerador elétrico no sistema do edifício.
GPH (Galões por Hora)
GPM: (Galões por Minuto)
GREEN DATA CENTER: Data Centers sendo construídos considerando a eficiência energética, o impacto ambiental e a sustentabilidade.
GROUND (Terra): conexão condutora, intencional ou acidental, pela qual um circuito elétrico ou equipamento está conectado à terra ou a algum corpo condutor que serve no lugar da terra.
GROUND FAUT (Falta/Falha à Terra): Um caminho de corrente indesejado entre a terra e um potencial elétrico.
H
HARMONIC DISTORTION (Distorção Harmônica) : Distorção na forma de onda da tensão ou corrente da linha. Qualquer forma de onda cíclica pode ser descrita como a soma de ondas senoidais de várias magnitudes que são múltiplos inteiros da frequência raiz (60 Hz, 120 Hz, 180 Hz, etc.). Os harmônicos geralmente são o resultado da carga não linear do sistema de distribuição de energia devido à natureza das fontes de alimentação em estado sólido. As harmônicas são prejudiciais à eficiência e capacidade dos equipamentos de fornecimento de energia e equipamentos rotativos devido ao aumento das perdas de corrente de Foucault e aos torques de frequência não fundamentais.
HVAC (Heating, ventilating and Air Conditioning) (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) sistema central de ar condicionado usado para regular a temperatura e a umidade em ambientes fechados, otimizando as condições e a eficiência.
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos): Pronunciada “I3E”, essa organização americana de engenharia sem fins lucrativos desenvolve, promove e revisa padrões nos setores de eletrônicos, computadores e energia elétrica.
IP (Internet Protocol) ( Protocolo de Internet): É uma tecnologia que utiliza a Internet para comunicações.
K
kW: Quilowatts, mil watts
kWh: Quilowatt-hora, mil watt / hora . O kWh é uma unidade comum de energia elétrica.
kVA: Quilovolt Amperes = tensão x corrente (amperagem) (consulte VA).
L
LIGHTNING ARRESTER (Pára-raios) : Este dispositivo fornece proteção para equipamentos contra sobretensões causadas por raios. Conectado ao potencial da linha com o terra, o dispositivo tem uma resistência muito alta ao fluxo de corrente em tensões normais, mas quando há um pico de tensão muito alto atinge, ele se torna uma resistência muito baixa, passando surtos e corrente prejudiciais à terra.
LINE NOSE (Ruído de linha): Distorções sobrepostas na forma de onda de energia que podem causar interferência eletromagnética.
LOAD (Carga): A demanda colocada em um sistema, normalmente usada para descrever a demanda elétrica no sistema de suprimento elétrico ou a demanda de resfriamento no sistema de resfriamento. A impedância total de todos os itens em um circuito de saída medidos em unidades como kW, BTU / h, Toneladas, etc.
LOAD BANK (Banco de Carga): Dispositivo que gera uma carga elétrica. Usado para testes de sistemas elétricos e mecânicos, normalmente durante o comissionamento.
M
MANUAL TRANSFER SWITCH “MTS” (Chave de Transferência Manual) : Chave acionada manualmente que transfere cargas elétricas para uma fonte de energia alternativa ou em espera de emergência.
N
N+1 REDUNDANCY (Redundância N + 1): Medida de redundância em que componentes “sobressalentes” adicionais estão disponíveis no caso de uma falha em um dos principais componentes críticos. N é o componente “Necessário” e +1 representa o componente sobressalente disponível para uso em emergências. O N + 1 protege contra perda de produtividade se um componente falhar.
NEC (National Electrical Code): Código Elétrico Nacional
NFPA National Fire Protection Association): Associação Nacional de Proteção contra Incêndios
O
OPEX (Operating Expense) (Despesas Operacionais): São as despesas contínuas relacionadas à operação do data center.
P
PDU (Power Distribution Unit) (Unidade de Distribuição de Energia): Normalmente se refere ao painel do transformador / disjuntor usado para reduzir a tensão de alimentação do no-break maior que a usada pelo equipamento de TI e pelos gabinetes. O outro é o dispositivo de “régua de energia” que é usado dentro do rack para distribuir energia ao equipamento de TI.
POLE (Pólo): Uma fileira de tomadas de energia fornecida por uma PDU.
Potential Transformer (PT) Transformador de potencial (TP): Dispositivo usado para transformar o potencial elétrico (tensão) de um nível para outro com uma proporção específica. Por exemplo, um transformador de potencial 480/120 transforma a tensão no lado primário em tensão no lado secundário com uma proporção de 4: 1. Os TCs geralmente são usados para transformar grandes tensões em tensões muito menores, para que o equipamento de medição padrão possa ser usado em uma variedade de circuitos, medindo a tensão secundária em vez da grande tensão primária.
POWER (Energia): É definida como a taxa na qual a energia elétrica é transferida por um circuito elétrico.
POWER FACTOR (Fator de Potência): Proporção de energia consumida (watts) versus o produto da tensão de entrada (volts) vezes a corrente de entrada (amperes). Em outras palavras, fator de potência é a porcentagem de energia usada em comparação com a energia que flui através dos fios.
PRÉ ACTION (Pré-ação) Ação envolvida em um sistema seco antes de realmente inundar o tubo com água e potencialmente descarregar no espaço protegido.
PUE: Mede a eficiência do uso de energia em um data center. Dentro de um datacenter típico, a energia será usada para executar o equipamento computação, bem como para refrigeração, iluminação e outras funções. Desenvolvido pela Green Grid, o PUE mostra a proporção de energia usada para executar os sistemas de computador versus o uso geral de energia.
PUBLIC CLOUD (Nuvem Pública) Infraestrutura de nuvem está disponível ao público em geral e pertence a um grande provedor de serviços em nuvem.
R
RACK: Dispositivo para armazenar equipamentos de TI, também chamado de gabinete.
RAISED FLOOR (Piso Elevado): Sistema de pedestais, longarinas e ladrilhos que criam um ambiente de piso elevado. O piso inferior é acessível e pode ser usado como um caminho de distribuição para ar condicionado, tubulação de HVAC, dados e sistemas elétricos.
RPP (Remote Power Panel) (Painel de Energia Remoto): Painel que geralmente recebe a energia das PDU’s e distribui a energia entre os Rack’s.
S + S: Sistema mais sistema.
SET POINT (Ponto de Ajuste): Em um sistema de controle, esse é o valor com o qual a variável que está sendo controlada é comparada. Os pontos de ajuste de temperatura e umidade são comuns no sistema de refrigeração de um data center.
SPARE / SPACE: Termos usados para identificar circuitos elétricos não utilizados em um painel. Uma reposição indica que um disjuntor está presente, mas não utilizado. Um espaço indica que há uma abertura para um disjuntor, mas nenhum disjuntor está presente.
SPIKE (Pico): Um repentino salto acentuado na tensão, que pode danificar os eletrônicos e corromper ou destruir dados.
SPIKE/ SURGE PROTECTOR (Protetor contra Pico / Sobretensão): Dispositivo projetado para proteger dispositivos elétricos contra picos de tensão. Os protetores contra surtos de tensão tentam regular a tensão fornecida a um dispositivo elétrico, bloqueando ou fazendo um curto-circuito nas voltagens à terra acima de um limite seguro.
Static Transfer Switch “STS” (Chave de Transferência Estática): Chave de transferência estática seleciona entre duas ou mais fontes de energia e fornece a melhor energia disponível para a carga crítica. Dispositivo de estado sólido que transfere a alimentação de energia de uma fonte para outra, como do utilitário de entrada para um gerador.
STRINGER: Componente horizontal do piso elevado, que suporta os painéis do piso. As longarinas formam uma ponte entre dois pedestais adjacentes. Os sistemas de piso também podem ser menos rígidos.
SURGE (Surto): Condição prolongada de sobretensão. Surtos podem danificar eletrônicos e corromper ou destruir dados.
TIER I: um data center de Camada 1 é uma sala de servidores básica que implementa as diretrizes gerais para instalações de sistemas de computadores. Esse primeiro nível é executado dentro de uma disponibilidade de 99,671% através de um caminho de distribuição não redundante com componentes de capacidade não redundantes.
TIER II: um data center de Camada 2 Inclui todos os requisitos da Camada 1, além de uma garantia de disponibilidade de 99,741 por cento com componentes redundantes de capacidade da infraestrutura do site.
TIER III: além de atender aos requisitos das Camadas 1 e 2, os datacenters da Camada 3 fornecem equipamentos de TI de alimentação dupla para receber dados de vários caminhos de distribuição independentes, com uma disponibilidade aumentada de 99,982% garantida.
TIER IV: os datacenters da Camada 4 incluem os componentes das três primeiras Camadas com a adição de equipamento de refrigeração de dupla alimentação independente. A infraestrutura do site é tolerante a falhas, com capacidade de distribuição e capacidade de armazenar energia elétrica. É garantida uma disponibilidade de 99,995%.
TRANSIENT VOLTAGE SURGE SUPPRESSOR “TVSS” (Supressor de Sobretensão Transiente): Dispositivo usado para reduzir picos de tensão. Os produtos podem ser conectados em série ou em paralelo com os condutores elétricos de CA Sistema operacional de transição: Um sistema operacional (geralmente abreviado para OS ou O / S) é uma interface entre hardware e usuário; é responsável pelo gerenciamento e coordenação das atividades e pelo compartilhamento dos recursos limitados do computador. O sistema operacional atua como um host para aplicativos executados na máquina. Como host, um dos propósitos de um sistema operacional é lidar com os detalhes da operação do hardware. Isso evita que os aplicativos tenham que gerenciar esses detalhes e facilita a gravação de aplicativos. Quase todos os computadores, incluindo computadores de mão, computadores de mesa, supercomputadores e até consoles de videogame, usam algum tipo de sistema operacional.
U
U: Uma unidade de espaço em um rack igual a 1,75 ″. A dimensão vertical de racks e equipamentos de TI é frequentemente especificada em “U’s”, como 42U.
UL: Underwriters Laboratories,
UPS (Uninterrupted Power Supply) (Fonte de Alimentação Initerrupta) Dispositivo alimentado por bateria que envia energia a um sistema de computador quando a fonte de energia normal (geralmente a rede elétrica principal) falha. Como fonte de alimentação auxiliar, um no-break fornece continuação instantânea ou quase instantânea da corrente elétrica após uma falha de energia. Existem dois tipos distintos de UPS, off-line e interativo (também chamado on-line). No-break off-line permanece inativo até que ocorra uma falha de energia e depois muda da energia da rede elétrica para a sua própria fonte de energia, quase instantaneamente. Um no-break on-line alimenta continuamente a carga protegida de suas reservas (geralmente baterias de chumbo-ácido ou energia cinética armazenada), enquanto simultaneamente reabastece as reservas da energia CA. O tipo de no-break on-line, além de fornecer proteção contra falhas completas do fornecimento de serviços públicos, fornece proteção contra todos os problemas comuns de energia e, por esse motivo, também é conhecido como condicionador de energia e condicionador de linha.
V
V: Volt, unidade de potencial elétrico.
VA: Volt-Ampere, unidade de potência aparente. Nos circuitos CA, a magnitude da tensão através de um circuito vezes a corrente através do circuito é a potência aparente. A inclusão de uma representação do ângulo entre as duas formas de onda na forma de fator de potência gera a potência real.
VOIP (Voice over Internet Protocol): Protocolo de Voz sobre Internet.
VOLTAGE (Tensão): força ou potencial elétrico, um sinônimo técnico de tensão é fem ou “força eletromotriz”. Tensão é o parâmetro da eletricidade que faz com que a corrente flua quando um circuito é concluído. A tensão é sempre apresentada em uma linha energizada, estando o circuito completo ou não.
W
W: Watt, unidade de energia comumente usada em discussões elétricas, os watts são o produto do potencial (volts, veja V) e corrente (amperes, veja A). Se a corrente e a tensão são CA, a relação entre watts, volts e amperes inclui o fator de potência (consulte PF), watts = volts x amperes x PF.
WUE( Water Usage Effectiveness) (Eficácia quanto ao uso da Água): medida de sustentabilidade definida por The Green Grid, que é uma medida da água usada no local para operações de data center, incluindo umidificação e evaporação no local para refrigeração ou produção de energia. O WUE é calculado dividindo “uso anual de água” pelo “consumo de energia dos equipamentos de informática”. As unidades de WUE são litros / kilowatt-hora (L / kWh).